10 Dicas sobre Enxaqueca  

  1. Sempre procure um pronto-socorro se apresentar uma dor de cabeça (cefaléia) que tenha inicio instantâneo ou súbito, como se fosse uma explosão no crânio.
  2. Mulheres que tenham enxaqueca com aura não devem utilizar anticoncepcionais hormonais, pois isto aumento o risco de AVC (derrame).
  3. Não tome analgésicos e antiinflamatórios de forma costumeira e continua, pois isto pode cronificar a cefaléia e causar problemas de saúde.
  4. Dormir pouco (menos que 6 horas por noite), praticar jejum e situações de stress físico ou emocional podem desencadear e agravar cefaléias.
  5. Os principais alimentos possivelmente desencadeadores de enxaqueca são: chocolate, vinho, queijo, pepino, pimentão, melancia, melão, frutas cítricas, corantes, conservantes, adoçantes, produtos light e diet, café, feijoada, calabresa, frituras, carne de porco, bolacha recheada, mousses, cachorro quente, molho de soja, catchup, mostarda, amendoim, amêndoa, castanha de caju. Outros precipitantes: luz e barulho excessivos, trabalhar exaustivamente, estresse, perfumes e odores fortes, odor de tinta, gasolina, creolina e cândida.
  6. 80 a 90% das pessoas já experimentou algum tipo de cefaléia pelo menos 1 vez na vida.
  7. Ha necessidade de avaliação medica neurológica imediata sempre se houver: cefaléia de inicio súbito,  dor apos traumatismos cranianos, em pacientes portadores de HIV/AIDS, se associada a crises convulsivas ou desmaios, cefaléias recorrentes em crianças, se associada a dificuldade para conversar ou a fraqueza muscular em membros.
  8. As cefaléias primarias são aquelas em que a dor manifesta-se como a doença (enxaqueca, cefaléia tipo tensional, cefaléia em salvas); As cefaléias secundarias apresentam, alem de dor, causas patológicas diferenciadas em tumores, acidentes vasculares encefálicos (AVC), meningites, hipertensão intracraniana, entre outros.
  9. Cefaléias são causadas por doenças neurológicas, na maior parte das situações. Sinusites e doenças ofltamologicas poucas vezes são a verdadeira causa da cefaléia. Logo, o primeiro profissional a ser procurado em caso de dores de cabeça deve ser o neurologista.
  10.      10. Existem mais de 150 tipos de dores de cabeça. Procure um neurologista para se conhecer melhor. 

       Confira entrevista: http://ricmais.com.br/pr/parana-no-ar/videos/neurologista-fala-sobre-dores-de-cabeca/